Autora: Veronica Roth Editora: Roco Categoria: Distopia Paginas: 502
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
O livro se passa numa Chicago futurista, depois dos acontecimentos da guerra, para alcançar a paz a cidade se dividiu em 5 facções sendo: Abnegação, Erudição, Amizade, Franqueza e Audácia; Cada facção é responsável por uma parte da cidade a Abnegação cuida do setor politico, junto com a Franqueza, a Erudição é da onde vem os médicos e cientistas, Amizade cuida do cultivo de alimentos, e a Audácia é responsável pela segurança da cidade
Nenhuma facção se mistura muito com a outra só o que é necessário, pois cada uma tem um modo de viver de acordo com suas crenças, quando os jovens completam 16 anos, eles passam por um teste de aptidão, onde vai ajuda-los a decidir se vão continuar na facção que cresceram ou se vão mudar para outra, mas uma vez que você escolha outra facção você não pode voltar.
A personagem principal é Beatrice ou Tris, ela vai lutar com todas as forças para tentar destruir esse sistema onde pessoas são mortas, ou são obrigadas a seguir uma determinada vida, depois que Tris descobre ser divergente, ela tem que fugir de pessoas que consideram divergente perigoso para seu sistema de controle, pois não são capazes de serem controlados, e claro que não podia faltar também um par romântico, Tris conta com a ajuda de Quatro, onde os dois se unem para tentar sobreviver e ao mesmo tempo encontrar força e esperança no outro.
A narrativa é feita pela Beatrice, onde a Autora conseguiu nós transmitir para todos os acontecimentos, conseguimos nos imaginar lá, e imaginamos o que eles estão passando.
Divergente se tornou umas das minhas Distopias preferidas, pois a sociedade em que eles vivem, se formos pensar nem está tão distante da nossa, e sim diferente.
Recomendo muito a leitura desse livro, pois ele te tira o fôlego, até você ler todas as paginas e quando termina você já tem que estar com o segundo livro na mão Insurgente.
Que bom que vc leu e gostou. Estou curiosa por causa do filme.
ResponderExcluirAdorei a foto, ela é sua????
Beijos
P.s. Achei lindas a s mudanças que vc fez no blog, parabéns!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Gostei Sim, vou fazer um post essa semana com minha opinião sobre o filme, não deixe de ver!
ExcluirA foto foi eu que tireii na minha mesa..kk
Obrigada Aline, as mudanças também, to tentando arrumar o blog, conforme aprendo um pouco. c :
Beiijos Ketlin
Eu to numa enrolação tão marota com esse livro que ta complicado. Já tenho a trilogia completa, mas quando lembro do final a vontade de ler vai embora. Vou persistir na leitura porque sei que é um livro muito bom e que merece ser lido. Só é complicado....
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Mas não deixe de ler, eu li até o segundo e estou me enrolando para ler o terceiro, mas vou ler, é uma distopia que vale a pena, é muito boa. c :
ExcluirBeijos Denise e obrigada pela visita!
mt massa quando voce me falo um pouco dele barbiee, fiqi super entusiasmada para ver o filme :)
ResponderExcluir