Resenha: A Sociedade Literária e a torta de casca de batata

Boa tarde a todos leitores!

Vim contar para vocês o que achei da leitura do livro ' A Sociedade Literária e a torta de casca de batata' escrita por Mary Ann Shaffer e terminado pela sua sobrinha Annie Barrows.


Sinpse:O título conta a história de Juliet Ashton, uma escritora em busca de um tema para seu próximo livro. Ela acaba encontrando-o na carta de um desconhecido de Guernsey, Dawsey Adams, que entra em contato com a jornalista para fazer uma consulta bibliográfica. Começa aí uma intensa troca de cartas a partir da qual é possível identificar o gosto literário de cada um e o impacto transformador que a guerra teve na vida de todos. As correspondências despertam o interesse de Juliet sobre a distante localidade e narram o envolvimento dos moradores no clube de leituras – a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata –, além de servirem de ponto de partida para o próximo livro da escritora britânica.

  
O livro inteiro é contado por cartas, o que nós deixa com um toque de curiosidade de saber como será essa interação que não somente funciona entre um remetente e um destinatário, mas entre vários remetentes e destinatórios por se tratar de um clube de leitura.

De inicio conhecemos a protagonista Juliet uma escritora que ficou famosa durante a segunda guerra mundial. Ela escreveu uma coluna chamada 'Izzy Bickerstaff vai a guerra'  uma historia para divertir os leitores num período de sofrimento.

Juliet estava feliz pois essa coluna a deu reconhecimento, mas não se sentia realizada profissionalmente, ela estava em busca de uma nova inspiração para começar a escrever, quando de repente o destino sorriu para ela.

Dawsey Adams morador da Ilhas do Canal encontra um livro antigo de Juliet com nome e endereço, o mesmo a envia uma carta para pedir mais livros do escritor Charles Lamb, pois onde mora as livrarias foram destruídas. Dawsey acaba contando sobre o seu clube literário, o que deixa Juliet curiosa e os mesmo começam a se corresponder por cartas.

E esse é o inicio de uma bela amizade, não só entre os dois, mas entre Juliet e todo o clube literário que ela acaba por conhecer, vemos o amadurecimento da protagonista e sua descoberta sobre quem ela é, o que quer para sua vida pessoal e profissional. No inicio achei que não iria gostar da forma de escrita por cartas, mas depois de um tempo você se acostuma, e é uma boa experiência.

No geral é um livro maravilhoso com relatos históricos e fictícios sobre a segunda guerra mundial, livro sobre recomeços, descobertas e superação.
Para quem se interessou pela historia a netflix fez a adaptação do livro.

'' Depois que sair do escritório do comandante, iremos até a livraria Fox para comprar livros.Se vamos ser a sociedade literaria de Guernsey, temos de parecer literários.''







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário